Por Karla Vidal
Oito livros e uma revista serão lançados pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPE (PPGL/UFPE) na próxima quarta-feira (26), a partir das 9h, no miniauditório 2 do Centro de Artes e Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (CAC/UFPE). Os lançamentos são parte do projeto editorial do PPGL/UFPE, composto por duas coleções - Coleção Teses e Coleção Letras – e pela revista Investigações. Dois dos oito livros são e-books, abrindo a série Edições Eletrônicas da Coleção Letras, que passa a publicar além de edições impressas, títulos eletrônicos, frutos da produção docente da Pós em Letras.
A produção editorial da Pós-Graduação em Letras é uma iniciativa de estímulo a produção e difusão do conhecimento produzido dentro da Universidade. A Coleção Teses, idealizada em 2004, publica anualmente as melhores teses e dissertações defendidas pelos alunos do programa. "São as melhores produções de mestrado e doutorado, escolhidas por uma comissão científica de avaliação. Os livros desta coleção geralmente são os primeiros livros dos recém mestres e doutores, o que configura o marco inicial da produção editorial de cada autor", explica Angela Dionísio, coordenadora do PPGL/UFPE.
A Coleção Letras publica as obras dos professores do Programa e também de professores visitantes e parceiros. Neste lançamento será apresentada ao público a série Edições Eletrônicas que tem o objetivo de disponibilizar e-books que serão de livre acesso em diferentes formatos (pdf, e-Pub e flipbook) hospedados no website da Pós em Letras. “Serão publicados como e-book títulos inéditos e algumas edições de nossos livros já esgotados nas livrarias. Todas as obras estarão disponibilizadas com número de registro na Biblioteca Nacional e autorização de seus autores. É uma forma de democratizar o acesso às produções e tornar maior seu alcance, já que os downloads poderão ser feitos de qualquer parte do mundo”, afirma a Coordenadora. Será do professor Sebastien Joachim o próximo e-book a ser lançado.
Na ocasião serão lançados pela Coleção Letras os títulos Temas em Antropologia e Linguística, de Judith Hoffnagem; Intérpretes ficcionais do Brasil: dialogismo, reescrituras e representações Identitárias, organizado por Sônia Lúcia Ramalho de Farias e Cristhiano Aguiar; Crônicas do Cotidiano, de Nelly Carvallho e; Perspectivas y análisis sobre Cervantes y El Quijote, sob organização de José Alberto Miranda Poza; estes dois últimos lançados em formato e-book.
A coleção Teses lança os trabalhos premiados Ciência em quadrinhos: imagem e texto em cartilhas educativas, de Márcia Mendonça; A Transparência impossível: hermetismo e poesia brasileira, de Fábio Andrade; Sentido, memória e identidade no discurso poético de Patativa do Assaré, de Maria Eliza Freitas do Nascimento e; O romantismo resistente e o classicismo possível: Mário Faustino e a poesia moderna brasileira, de Artur Almeida de Ataíde.
Os livros – impressos e eletrônicos – são produzidos com parte do investimento que é recebido para manutenção do Programa de Pós-Graduação em Letras, oferecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), via Universidade.
Homenagem
Entre as obras a serem lançadas estão os títulos Temas em Antropologia e Linguística, de Judith Hoffnagel e Crônicas do Cotidiano, de Nelly Carvallho, homenagens às duas professoras com mais tempo de trabalho no programa.
O primeiro título é um conjunto de dezenove artigos e ensaios publicados por Judith Hoffnagel nos últimos 30 anos em livros e periódicos do Brasil e do exterior. São textos que abordam questões como religião, mudança social, família, mulher, masculinidade, internet, gêneros discursivos e intertextualidade em textos universitários e que refletem a formação acadêmica e a curiosidade intelectual da autora que une em suas pesquisas duas áreas do conhecimento – a antropologia e a linguística.
O segundo título é uma coletânea de cinquenta crônicas selecionadas pela autora Nelly carvalho, originalmente publicadas em mídia impressa. São reflexões sobre as questões de língua e de linguagem sistematicamente associadas a fenômenos históricos, sociológicos, ideológicos e culturais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário