05 novembro 2008

2º Simpósio Hipertexto publica Anais na Internet


por Karla Vidal


A comissão científica do 2º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, promovido pelo Núcleo de Estudos de Hipertexto e Tecnologia Educacional (NEHTE) e pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), informa que já estão disponíveis para acesso os 77 artigos que compõem os Anais Eletrônicos do evento.

Os textos que integram a publicação, formatados em artigos científicos e ensaios acadêmicos on-line, são resultado dos trabalhos apresentados durante os três dias do evento. Entre os autores estão professores doutores, mestres, profissionais e estudantes da UFPE e de diversas instituições de ensino superior de todo o país.

Para Antonio Carlos Xavier, coordenador geral do Simpósio “os trabalhos publicados comprovam a existência de pesquisas finalizadas ou em andamento e confirmam a inquestionável produtividade dos pesquisadores brasileiros que têm se empenhado em descobrir como e quando utilizar as TDIC (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) em favor da aprendizagem mais eficiente, da educação básica ao ensino superior. São reflexões teóricas pertinentes e sugestões pedagógicas criativas compartilhadas pelos autores dos textos presentes nestes Anais que certamente contribuirão para a construção coletiva do conhecimento dos envolvidos diretamente neste evento e que ficarão disponíveis para qualquer hiperleitor que queira consultá-los posteriormente”, afirma.

Os Anais Eletrônicos do 2º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação eletrônica podem ser acessados no endereço http://www.ufpe.br/nehte/simposio2008/anais.

SIMPÓSIO - Com cerca de 100 trabalhos inscritos e mais de 200 participantes, o 2º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação: multimodalidade e ensino, aconteceu entre os dias 17 e 19 de setembro, no Centro de Artes e Comunicação e no Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O objetivo foi debater questões em torno do uso do Hipertexto, da Internet e das Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas à educação.

Na ocasião estiveram presentes grandes nomes das áreas de Letras, Educação e Informática da UFPE e de outras universidades e instituições de ensino superior de todo o país. O maior destaque do evento foi a conferência do pesquisador Theo Van Leeuwen, da University of Technology Sydney, Austrália, especialista em semiótica social, análise crítica do discurso e multimodalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário