11 novembro 2007
Pró-Letramento atende mais de 12 mil professores em quatro estados
por Karla Vidal
O Centro de Estudos em Educação e Linguagem da UFPE (CEEL/UFPE), em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e Secretarias Municipais e Estaduais de Educação do Acre, de Pernambuco, do Rio Grande do Norte e do Rio de Janeiro, atendeu, entre 2006 e 2007, cerca de 12 mil professores através do programa Pró-Letramento.
Segundo a professora Telma Ferraz Leal, coordenadora do CEEL/UFPE e responsável pelo Pró-Letramento Pernambuco, em levantamento feito durante o terceiro encontro da ação, só em Pernambuco já foram emitidos 1.522 certificados, sendo 53 de tutores e 1.469 de professores. “Além de Pernambuco, já emitimos 3.401 certificados para o Pró-Letramento no Rio Grande do Norte”, complementa.
Em outubro, a edição 2007 do Pró-Letramento Rio de Janeiro chegou ao final, com um saldo de 134 professores-tutores que, após o curso, realizaram a formação de mais de 3.000 professores da rede pública de ensino. No estado do Rio de Janeiro, o programa é desenvolvido pelo CEEL/UFPE em parceria com o Laboratório de Estudos de Linguagem, Leitura e Escrita da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Leduc/UFRJ).
O desempenho do programa também despertou o interesse das secretarias de educação do estado do Acre e, entre os dias 15 e 19 de outubro, o Centro de Estudos da UFPE começou a formação da primeira turma do Curso Inicial do programa Pró-Letramento. Ao todo, 35 professores cursistas participaram dos encontros da formação inicial, ministrados pela formadora Ivane Pedrosa (CEEL/UFPE), na cidade de Cruzeiro do Sul.
O programa Pró-Letramento: mobilização pela Qualidade da Educação, desenvolvido pela Secretaria de Educação Básica (SEB) e pela Secretaria de Educação a Distância (SEED), do Ministério da Educação (MEC), é composto por cursos de formação continuada de professores, realizados em parceria com as universidades integrantes da Rede Nacional de Formação Continuada de Professores.
By
Karla Vidal
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário