28 janeiro 2005

BLOCO DEBATE VIOLÊNCIA DE GÊNERO NAS LADEIRAS DE OLINDA

Por Karla Vidal

A Rede de Homens pela Eqüidade de Gênero (RHEG), responsável pela Campanha do Laço Branco no Brasil, promove no próximo dia 4 a segunda edição do bloco carnavalesco Homens e Mulheres na folia pelo fim da violência contra a mulher. Todos estarão concentrados no Largo do Amparo, em frente à sede do Clube Vassourinhas em Olinda, a partir das 15h, ao som de percussionistas do Coletivo Mulher Vida e orquestra de frevo.

A iniciativa dá início às ações da campanha do Laço Branco neste ano. Na ocasião, além de bonecos gigantes, serão distribuídas cinco mil fitinhas, símbolos da campanha no Brasil. Cada fita contém a frase "Homens pelo fim da violência contra a mulher", que ao ser amarrada ao braço, representa o ingresso de qualquer cidadão no movimento pelo fim da violência de gênero.

Na quinta-feira (3), um dia antes, o a agremiação do Laço Branco estará participando do bloco "Nem com uma Flor", uma iniciativa da Prefeitura do Recife, organizado pela Coordenadoria da Mulher e Secretaria de Saúde. O "Nem Com Uma Flor" sairá do Marco Zero, às 19h, distribuindo balões, maquiando rostos e trocando blusas por kits de higiene, que serão doados as mulheres atendidas pela Casa Abrigo Sempre Viva, serviço da Prefeitura que acolhe mulheres em situação de violência.

As atividades referentes à campanha acontecem em todo território nacional desde 1999. Em Recife, o Instituto PAPAI – coordenação nacional da iniciativa no Brasil - promove ações de mobilização nos meses de novembro e dezembro. No ano passado atividades foram desenvolvidas na capital e no sertão central do estado. Entre as ações, destacam-se as participações na passeata "Um Outro Nordeste é possível... Sem Violência" e a campanha educativa desenvolvida com cartazes expostos nos ônibus e em outdoors espalhados nos principais pontos da cidade.

Outras ações aconteceram também no Rio Branco, Rio de Janeiro, ABC Paulista e na Grande São Paulo. O objetivo para este ano é fazer com que as atividades estejam distribuídas ao longo do ano, em diferentes momentos como o carnaval e o dia internacional da mulher.

A campanha



Iniciada no Canadá em 1991 e hoje presente em todos os continentes, em mais de 30 países, a Campanha do Laço Branco compreende um conjunto de estratégias de comunicação com vistas a sensibilizar, envolver e mobilizar os homens no engajamento pelo fim da violência contra as mulheres. O laço branco é um símbolo que representa o compromisso de jamais cometer um ato violento contra as mulheres e não fechar os olhos diante dessa violência.

Serviço

A Rede de Homens pela Equidade de Gênero congrega um conjunto de organizações da sociedade civil que atuam na promoção dos direitos humanos, com vistas a uma sociedade mais justa com equidade de direitos entre homens e mulheres. A Campanha Brasileira do Laço Branco é a principal ação da Rede. O Comitê Gestor Nacional da campanha é formado pelo Instituto PAPAI (secretaria nacional); Instituto Promundo e NOOS (comitê RJ); ECOS, CES e Pró-Mulher (Comitê SP) e Rede Acreana de Mulheres e Homens (comitê AC).

Informações e coberturas de eventos podem ser encontradas no site oficial da campanha (www.lacobranco.org).

Nenhum comentário:

Postar um comentário